Pensamos Diferente
Nossos consultores precisam ter boa formação e experiência? Sim. Mas não é só isso. Queremos postura pró-ativa frente a um problema ou oportunidade. Em poucas palavras, aceitar o desafio. Desafio de pensar diferente. Usar a criatividade para pensar em uma solução simples, ao invés de investir em complexidade.
Venha Trabalhar Conosco
Se você concorda com nosso modo de pensar, seus valores são os mesmos que os nossos, você acredita em crescimento profissional constante e gosta de desafios, entre em contato conosco, venha tomar um café e resolver um Case. Você pode trabalhar conosco!
Nossos Valores
  • Ética
  • Comprometimento
  • Confiança
  • Competência

Estudos de Casos





CasosDisponíveis


Agora está tudo calmo!

Este caso relata um problema típico de “chão de fábrica”: máquina parada por manutenção. Com isto descreve uma situação em que é possível avaliar oportunidades de melhoria no gerenciamento de manutenção, trabalho de equipe entre manutenção e produção, metodologia de solução de problemas, implementação de TPM, etc.

Leia Mais

Quando começamos a produzir?

Este caso descreve a situação típica do gestor financeiro de uma grande empresa que está a frente de um grande projeto de expansão da capacidade de produção. A compra e instalação dos equipamentos para a nova linha envolveu dois anos de trabalho árduo da engenharia industrial, das áreas de compras e jurídico que negociaram os contratos, além de pelo menos 10 grandes fornecedores dos subsistemas que compunham a nova linha de produção. Agora que se aproximava a montagem final da linha, surgia a dúvida: Quando começamos a produzir? Esta questão é fundamental em qualquer investimento de grande porte, pois da resposta depende o retorno sobre o investimento feito. Não atender a data planejada com volume de produção previsto significava ter de explicar-se com o mercado e investidores, o que não era uma boa opção. Neste caso descrevemos a metodologias para o Controle Inicial de Projetos e aceleração da curva do volume de produção na partida de grandes projetos.

Leia Mais

Tentando me conectar

A comunicação sempre é decisiva para uma tomada de decisão. Ela deve ser feita de modo a garantir que o “receptor” da comunicação aja de acordo com o que o “emissor” deseja. Neste caso a abordagem de situações diferentes que exigem uma boa comunicação levam a questionar o que é necessário para conseguir uma comunicação eficaz e eficiente.

Leia Mais

Quanto teremos de estoque?

Considere uma empresa de manufatura que precisa ter uma vasta gama de itens sempre disponíveis para venda. Itens chamados de MTS. Cada vez que o cliente coloca um pedido de compra, e determinado item não está disponível em estoque para envio imediato, uma venda é perdida. Tipicamente a solução é implementar um sistema de controle da produção puxado. Este caso discute uma situação real e as possíveis soluções.

Leia Mais

POR QUE UTILIZAMOS O ESTUDO DE CASOS EM NOSSOS TREINAMENTOS?
Por que consideramos a melhor maneira de transmitir conhecimento, criar uma mentalidade de Análise, permitir Identificar e Solucionar problemas.

Uma das maneiras consagradas de estimular o aprendizado, ajudar a desenvolver um raciocínio crítico e argumentativo, a resolver problemas e propor soluções pertinentes é o estudo de caso.
O Estudo de Caso começa pela análise individual e depois pela discussão em grupo. Ele ajuda a analisar fatos e evidências de modo racional, o que facilitará a identificar os problemas, ou as oportunidades de melhoria. Uma vez definido bem o problema a pessoa consegue desenvolver argumentos lógicos e propor soluções. Por se trabalhar em equipe a contribuição das diversas tendências de pensamento ajuda a encontrar excelentes soluções para os diversos problemas definidos.
A condução do aprendizado ou da elaboração de soluções é feita por um especialista que utiliza o método socrático, com perguntas que motivam a elaboração do pensamento e a construção da solução. Desta forma se “ensina a pensar” e não a trazer soluções prontas ou receitas de soluções que são estáticas.

Como se estuda um caso?

  • Leitura e análise do caso (texto) individualmente (destacando fatos dos problemas e apontando soluções)
  • Discussão do caso em pequenos grupos
  • Discussão do caso em reunião plenária moderada pelo especialista